O 1º Cartório de Registro Civil de São José do Rio Preto foi instalado no ano de 1888. No entanto, o primeiro registro foi feito somente no dia 19 de outubro de 1889, ou seja, no ano seguinte ao de sua criação e antes mesmo da proclamação da república do Brasil. A título de curiosidade, o primeiro registro realizado no cartório foi de casamento.
Naquela época, São José do Rio Preto era denominado Paróquia de São José do Rio Preto e pertencia ao município de Jaboticabal.
Os livros de registro desde o período da instalação do cartório permanecem nos arquivos da serventia, podendo-se extrair certidão dos mesmos, preservando a história da cidade e adjacências, visto que era o único cartório da região.
Desde a sua instalação, este cartório teve diversos oficiais, sendo que com a Constituição Federal de 1988 a titularidade passou a ser provida por meio de aprovação em concurso público.
O oficial titular atual, David Yamaji Valença, foi aprovado no 4º Concurso de Provas e Títulos realizado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, ingressando no exercício em 15 de outubro de 2007.